Coração Brasileiro #1: Cora Coralina







Título: Coleção Melhores Poemas de Cora Coralina
Seleção: Darcy França Denófrio
Editora: Global Editora
Ano: 2004
Páginas: 364





Sinopse

“Não depende dela e nem de nós: Cora dos Goiases esplende agora, não mais na solidão de seu ‘aquém-Paranaíba’. Isto já não lhe basta. Ela resplandece no universo dilatado da poesia brasileira, e já força passagem. Não se pode mais dizer: este é seu lugar.”

                    

Um novo amor

O amor é um coisa engraçada que pode aparecer de diversas formas, e atualmente eu descobrir uma forma muito peculiar de amar, um amor singelo, um amor simples, fácil, brejeiro, com a cara de um Brasil que até então não tinha me chamado atenção.

Um amor que vem de Goiás, na forma de uma de uma mulher, poetisa, doceira de profissão, de uma personalidade cativante, tão doce quanto os doces que cozinhava. Esse amor alheio a qualquer modismo transbordou em uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

Essa figura atemporal que arrebatou meu coração chama-se Cora Coralina, um dia desses eu estava muito cansada, não fisicamente cansada, mas com um cansaço que vem da alma, gerado pelos muitos anos de lutas, e me deparei com o texto abaixo:

"Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça." - Cora Coralina  

Depois de ler este poema resolvi conhecer um pouco mais da obra dessa magnífica escritora, fui lendo um poema aqui, outro ali até que comprei o meu primeiro livro chamado "Melhores Poemas de Cora Coralina" e o que era paixão virou amor, esse livro é uma seleção feita por Darcy França Denófrio da Global Editora, ele começa contando um pouco da História desta maravilhosa escritora para depois apresentar a seleção, do que ele considerou como melhores poemas de Cora Coralina.

O livro é incrível, a seleção, realmente, é muito boa, mas como toda boa amante eu vou sempre achar que faltou algum poema, que alguma coisa "muito importante" foi deixada de lado, mas eu indico para as pessoas que gostam de poesias e aventuras, pessoas que desejam viver um grande amor. Às demais pessoas digo: “Abram mão do preconceito e conheçam Cora Coralina, venham conhecer os becos de Goiás”. 



“A Procura

Andei pelos caminhos da vida.
Caminhei pelas ruas do destino-
procurando meu signo.

Bati na porta da Fortuna,
mandou dizer que não estava.

Bati na porta da Fama,
falou que não podia atender.

Procurei a casa da Felicidade,
a vizinha da frente me informou que
ela tinha se mudado sem deixar novo endereço.

Procurei a morada da Fortaleza
Ela me fez entrar:

deu-me veste nova, perfumou meus cabelos...
fez-me beber de vinho.

Acertei o meu caminho.
Cora Coralina”



Espero que vocês tenham gostado e experimentem conhecer um pouco do trabalho dessa grande poetisa.
Beijos
Deise Santos




8 comentários:

  1. Deise,
    Que magnífico! É sempre tão bom falar de coisas que gostamos que as palavras saem em forma de poemas. Adorei sua resenha!
    Um viva a nossa diva eterna Cora Coralina,
    Beijos!
    Monika Andreotti
    Blog Os Literatos

    ResponderEliminar
  2. Monika,
    Obrigada pelo seu comentário, Cora Coralina realmente é uma grande diva e falar dela e sua obra é apaixonate. E como vc mesmo disse: Um viva para nossa eterna diva.
    Beijos,
    Deise

    ResponderEliminar
  3. Oi Deise!
    Esse livro parece ser o máximo! Ele já me foi bem recomendado.
    Preciso tirar um tempo para lê-lo.

    Beijos
    LiteraMúsicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Henrique!
      O livro realmente é muito bom, é um das melhors seleção de poemas da Cora Coralina, tenho certeza de que você vai gostar.
      beijos
      Deise

      Eliminar
  4. Oi Deise!
    o livro parece ser uma fofura, não sou chegada a poemas mas adorei estes!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo que Cora Coralina escreveu foi sempre de uma simplicidade singela que encanta a todos, se vc tiver oportunidade procure conhecer um pouco mais da obra dela, sem contar que é sempre bom novos desafios, vc pode se surpreender e descobrir que também poesia pode ser tão emocionante quanto a prosa. beijos

      Eliminar
  5. Oi!
    Não costumo ler livros de poesia, mas esse parece ser maravilhoso, já ouvi falarem dessa autora.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Eliane, já que vc não costuma ler poesia que tal se aventurar, lançar-se no desconhecido, vc pode ter um grata surpresa e Cora Coralina pode ser um bom começo.
      beijos

      Eliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo