Coração Brasileiro #3: Seleção do melhor de Vinicius de Moraes em prosa e verso











Título: Seleção do melhor de Vinicius de Moraes em prosa e verso
Autor:  Vínícius de Moraes
Editora: Companhia das letras
Caixa Box contendo 04 livros: PARA VIVER UM GRANDE AMOR\ LIVRO DE SONETOS\ PARA UMA MENINA COM UMA FLOR \ POEMAS ESPARSOS
Nota: Cinco estrelas


SINOPSE

         Este Box foi lançado em comemoração ao centenário de Vinicius de Moraes, foi uma bela homenagem da editora companhia das letras, reunindo em uma só caixa quatro pérolas de um imenso tesouro que é a obra deste maravilhoso escritor. A apresentação é de muito bom gosto, a seleção dos livros agradará até mesmo os mais exigentes dos fãs.


Resenha do melhor de Vinicius de Moraes em verso e prosa

Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 1913, seduziu o mundo com seu lirismo e emoção ao fala de amor, assim como encantou as crianças com seu carisma e sua criatividade de tal forma que recebeu de seu parceiro Toquinho o apelido de” Poetinha”.
 Os quatro livros reunidos neste box mostra um pouco versatilidade de temas e dicções praticados por esse grande escritor.A caixa contém o LIVRO DE SONETOS, PARA VIVER UM GRANDE AMOR, PARA UMA MENINA COM UMA FLOR E POEMAS  ESPARSOS.
        Os livros são maravilhosos, cheios de lirismo, emoção, ironia, apego à paisagem e ao fato cotidiano, Vinicius demonstra toda sua capacidade de compreensão das dores e alegrias humanas.
Eu adorei o Box, mas o livro “Para viver um grande amor” foi o que mais me encantou, principalmente porque o “ Poetinha”   alternou poesia e prosa. As crônicas mostram uma observação aguda do cotidiano e a linguagem despojada típica do escritor. Quanto aos poemas, além de lindos, ou possuem  grande força expressiva, ou são repletos de bom humor como"Feijoada à minha moda" e "Olhe aqui, Mr. Buster", ou o seco e dramático "Blues para Emmett Louis Till". 
Vinicuis de Moraes é um autor surpreendente e arrebatador e esse Box mostra um pouco disso, porém acho que se tivessem  inserido no Box o livro a Arca de Nóe, a fim de representar um pouco do que Vinicius escreveu para o público infantil, o tornariam simplesmente perfeito.


Soneto de Separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente



Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Texto extraído do livro "Livro de Sonetos. Páginas 19 e 35


1 comentários:

  1. Não conhecia esse box, mas como eu adoro Vinícius, com certeza eu vou querer ter um desses para mim.
    Adorei a dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderEliminar

Livromaníacos não deixem de comentar, pois a sua opinião é muito importante para mim!! E lembrem:

• Caso você tenha um blog, informe o endereço no comentário, pois retribuo todos os comentários deixados;
• Caso você esteja seguindo o blog avise, pois retribuo todas as participações do blog;
• Curta a nossa Fanpage e siga o nosso Twitter;
• Caso você tenha algum problema comigo ou com blog, por favor entre em contato, as formas de me contatar estão aqui: http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/p/contato.html
• Não deixe comentários ofensivos ou de baixo nível.

Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Beijinhos *_*

 
Diário de uma LivroManíaca © Todos os direitos reservados :: voltar ao topo